Como aproveitar datas comemorativas para vender mais

Entre as estratégias que ajudam a aumentar as vendas de pequenas e médias empresas (PMEs), uma das mais importantes é criar ações para atrair a demanda extra gerada em torno das datas comemorativas – o chamado marketing sazonal.
A cada quatro anos, há ainda a Copa do Mundo, que mexe com o sentimento nacional e praticamente para o Brasil em dias de jogos da seleção. Este ano, ela será realizada no Catar, entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro.
“As datas comemorativas simbolizam momentos especiais para as pessoas, que procuram comemorar ou presentear familiares, amigos, colegas de trabalho”, explica Rafael Souza, consultor de negócios do Sebrae-SP. “Os clientes ficam mais propensos ao consumo.”
Quem mais se beneficia, ele diz, são empresas do comércio e do setor de serviços que têm pessoas físicas como público-alvo, como lojas de roupas, acessórios e artesanato, bares, restaurantes, bufês e outros negócios de produção de doces e salgados.
“Mas as datas comemorativas também beneficiam empresas de embalagens, papelaria, delivery, cessão de mão de obra terceirizada e outras que fornecem produtos e serviços para os setores diretamente impactados”, ressalta Rafael.
Confira a seguir as dicas do consultor do Sebrae-SP para tirar melhor proveito dessas ocasiões no seu negócio:
Planeje: Avalie quais datas comemorativas irá trabalhar, estipule metas de vendas, valor a investir, estoques mínimo e máximo de produtos e projete seu fluxo de caixa para calcular o capital de giro necessário nessa estratégia.
Defina o público-alvo: Em cada data comemorativa, foque a estratégia e a comunicação no perfil de cliente mais propenso a adquirir os seus produtos.
Capriche no visual: Procure adequar a fachada, a vitrine, o layout, a disposição de produtos, a iluminação e o ambiente interno à temática específica daquela ocasião.
Fonte:https://revistapegn.globo.com/Conteudo-de-marca/Seu-Negocio-Itau-Empresas/noticia/2022/07/como-aproveitar-datas-comemorativas-para-vender-mais.html