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Como preparar seu e-commerce para o Dia dos Namorados

A data mais romântica e apaixonada do ano está chegando…

Segundo os dados da Neotrust, o faturamento no e-commerce atingiu o valor total de R$6,5 milhões de reais em 2022 e o ticket médio dos pedidos foi de R$423,00. Do total faturado, 51,3% foi referente a compras feitas por mulheres.

No dia dos namorados temos um ticket médio mais alto, pois temos muitas compras conjuntas (a dois).

Mas como preparar o e-commerce para essa data tão atrativa?

Vamos às dicas essenciais:

1- Em quais canais trabalhar?

Todos os canais de aquisição devem enfatizar o tema e trabalhar a mesma linguagem, redes sociais, e-mail marketing, banners no site, Google ads (aqui dá para usar as extensões de anúncios ou imagens), Facebook ads, entre outros.

Trabalhando todos os canais em conjunto a chance de conversão é maior, falamos sempre do tráfego pago, mas o orgânico é tão importante quanto, viu?

2- Quais produtos vender, ou quais ações efetuar no meu e-commerce?

Primeiro prepare seu estoque e sua logística, veja o que o seu e-commerce pode realizar de ação.

KITS: A melhor forma de aumentar o ticket médio nessa data é trabalhar kits de presentes, como por exemplo “Compre para você e pro seu par e ganhe um brinde” (pode ser uma embalagem diferente, uma vela aromática ou outro produto de valor menor, até mesmo um desconto diferenciado para a compra dos dois produtos.

BRINDES: Os brindes, como dito acima, podem entrar em conjunto com os kits ou em ações do tipo “Acima do valor “X”, ganhe um presente extra”. Aqui as possibilidades são inúmeras, podendo ser um vale para algum restaurante da cidade ou uma caixa especial. Vale o que tiver disponível, tenha relação com a sua marca e que agregue valor para os casais, utilizem a imaginação.

💡 A dica extra é: se mesmo assim tiver dúvidas, faça enquete nas redes sociais e veja o que os clientes gostariam de ganhar, você vai se surpreender.

OFERTAS RELÂMPAGO: Seleção de produtos especiais com desconto em ações programadas de antecipação. Por exemplo, na terça-feira, gere um buzz nas redes sociais: “Amanhã teremos um desconto surpresa” e disponibilize alguns produtos com preços especiais, limite a quantidade para gerar escassez (apenas 10 peças, por exemplo) e repita o processo por alguns dias ou semanas.

Cada vez que você fizer, a tendência é que os resultados aumentem, pois o cliente não vai querer perder a oportunidade.

FRETE E PRAZO: Trabalhar frete rápido na data também é uma excelente oportunidade, pois o usuário busca por algo rápido com um valor de frete competitivo ou grátis.

CUPOM DE DESCONTO: O mais comum é o cupom de desconto, mas é o que deixo por último nas recomendações, pois o cupom já é mais óbvio. Ainda sim, para quem não tem tempo hábil para providenciar algum atrativo ou até mesmo verba disponível, é melhor ter um cupom de desconto do que passar a data em branco, correndo o risco de perder vendas.

✅  Quer uma dica de bônus?

Listei algumas sugestões de frases temáticas para vender no Dia dos Namorados, você pode utilizá-las nos anúncios e nas redes sociais. Olha só:

“Par perfeito! Compre em dose dupla!”

“Torne o Dia dos Namorados mais especial com um presente da [NOME DA LOJA]”

“Aqueça o seu Dia dos Namorados com o presente certo”

“Kit de Dia dos Namorados com desconto especial”

“Promoção dos apaixonados: XX% de desconto em ofertas do Dia dos Namorados!”

“Faça o coração do seu amor bater mais forte com este presente”

Senso de escassez e urgência:

“Últimos dias para garantir o presente perfeito para seu par”

“Últimas peças, garanta já o presente do seu amor”

E-commerce é movimento e as sazonalidades da datas foram feitas para movimentar esse mercado. Não vale ficar de fora, boas vendas!

Fonte: Escrito por Bárbara Carriço (@abarbarads), que é Gestora de Performance para e-commerces.

Gestora de Mídias Digitais da Carvalho Digital, ama as redes sociais e é casada com o Google, brincadeirinha interna rs. Todos os dias se apaixona e passa uns perrengues ao aprender sobre as tendências do marketing digital e muitas outras coisas que agregam quando o assunto é inovação. Formada em Administração de Empresas a alguns anos foi apresentada ao Marketing Digital. E ficou apaixonada. Cada dia aprende mais e mais. Um mundo que tudo acontece muito rápido e precisa estar sempre ligadinho. Torce muito por cada cliente, procurando dar o melhor de si para cada um.