SEO: como colocar um site no radar do Google?

Os sites com terminação “.br” já somam 4 milhões de domínios registrados, informou NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), responsável pelo registro de domínios. O que isso significa? São 4 milhões de páginas registradas no Brasil, separados em 120 categorias diferentes.
Ainda é importante ter um site em 2020?
E quanto mais próximo um negócio aparece dos primeiros resultados nas páginas de busca, maior é a tendência que o público compre com ele e não com os concorrentes em posições inferiores. Afinal de contas, essa é uma forma de transmitir credibilidade e autoridade em qualquer área de atuação.
Ter site é o suficiente para um negócio aparecer no Google?
Não, ter site não é suficiente. Para aparecer no Google é necessário ter um site bem estruturado, funcional e preparado para os algoritmos da plataforma. Mas e aí, como fazer para aparecer nos primeiros resultados de um buscador? E é aí que entra o que os especialistas chamam de SEO.
O SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca), segundo o próprio Google, é um conjunto de técnicas e práticas aplicadas a um site para potencializar sua relevância, otimizando o posicionamento nas páginas de pesquisa e, consequentemente, atrair mais visitas e clientes para um negócio.
O cliente quer achar os empreendimentos, serviços e produtos, é muito importante destacar que o consumidor tem o poder na palma das mãos, literalmente, já que utiliza o próprio smartphone para pesquisar e avaliar até tomar a decisão de compra.
Mais de 75% dos usuários da internet pesquisam por produtos e serviços utilizando sites de buscas, como o Google, o Yahoo e o Bing. E as estruturas de sites são desenvolvidas já incorporando as últimas tendências de SEO, o que garante os melhores posicionamentos.
Um exemplo disso é a experiência do usuário (também conhecida como UX), que é cada vez mais levada a sério pelo Google e é algo que passará a ter ainda mais relevância em 2020. Sites que não são planejados para UX tendem a receber pouquíssimo destaque.
É importante destacar que as estratégias de SEO caminham, obrigatoriamente, de mãos dadas com as estratégias de marketing digital da uma empresa. O marketing digital engloba várias frentes, por exemplo: outbound e inbound marketing, redes sociais, anúncios, Google Ads, SEO e etc…
Bom, não dá pra negar a importância de estar na internet no dia de hoje e isso é um fato. Mas o que pode ser concluído é que não basta apenas estar na web, é preciso ir além e figurar entre os primeiros. E o caminho para isso é o SEO.