Os consumidores usam o Google todos os dias para navegar, pesquisar e comprar

As pessoas compram pelo Google bilhões de vezes todos os dias
Nos últimos anos, vimos uma mudança na jornada de compra, com a combinação da experiência online e das lojas físicas para atender às necessidades dos consumidores, em transformação constante. É essencial saber quando e onde estar presente para se conectar com clientes atuais e em potencial.
Todos os dias, milhões de pessoas usam o Google para descobrir e comprar o que desejam. Saiba como alcançar seus clientes em todos os momentos da jornada de compra.
Alcance clientes durante a navegação
As pessoas pesquisam online para explorar novas ideias e acompanhar os conteúdos que mais lhes interessam. Ao navegar pelo Google e pelo YouTube, os consumidores descobrem novos produtos e marcas relevantes.
48% dos consumidores nos países pesquisados afirmam que encontram inspiração para compras quando estão online.
Para descobrir novos produtos e marcas relevantes, os compradores:

- Buscam inspiração ao assistir vídeos do YouTube. 92% dos brasileiros entrevistados acham que recebem informações de melhor qualidade sobre produtos quando compram ou pesquisam no YouTube.2
- Navegam pelas Imagens do Google. Todos os meses, milhões de pesquisas de compras são feitas nas Imagens do Google.3
- Exploram possibilidades pelo Discover para acompanhar assuntos interessantes. 48% dos consumidores nos países pesquisados dizem que encontram inspiração para compras quando estão online.
Interaja com os clientes durante a pesquisa
Os consumidores estão sempre em busca do melhor produto para atender às suas necessidades. Antes de fazer uma compra, procuram informações de fontes confiáveis para comparar produtos e definir opções.
Eles usam o Google para encontrar o melhor produto da categoria, comparar preços e conferir as avaliações mais recentes.
93% dos brasileiros concordam que os criadores de conteúdo do YouTube oferecem as melhores informações sobre produtos e marcas.
Para procurar informações, comparar produtos e definir opções, os consumidores:

- Pesquisam informações e artigos na Busca do Google. Nos países pesquisados, mais de 40% dos compradores procuram informações no Google antes de fazer uma compra na loja física ou online.5
- Recorrem ao YouTube para assistir a avaliações e comparar produtos de seu interesse. 93% dos compradores entrevistados no Brasil concordam que os criadores de conteúdo do YouTube oferecem as melhores informações sobre produtos e marcas.6
Atraia consumidores inclinados a comprar
Quando se trata de fazer uma compra, a comodidade é essencial, e os consumidores compram de marcas que oferecem uma experiência integrada no canal em que preferem comprar. Eles querem poder comprar um produto online assim que o encontram ou saber se tem no estoque das lojas físicas.
31% dos consumidores nos países participantes dizem que pesquisam online mais intensamente antes de comprar para evitar problemas de estoque, inventário e frete.
Para comprar produtos online e ver o estoque das lojas, os compradores:

- Exploram o Google Maps para ver as lojas na região. As pesquisas no Google Maps por “lojas perto de mim” cresceram mais de 100% no mundo todo em comparação ao ano passado.7
- Conferem o Perfil da Empresa no Google Maps para ver se uma loja está aberta e se há um produto disponível para retirada. 31% dos consumidores nos países participantes dizem que pesquisam mais online antes de comprar para evitar problemas de estoque, inventário e frete.8
- Encontram produtos e comparam preços na aba Shopping. Quase metade (49%) dos consumidores nos países pesquisados esperam conseguir comprar de qualquer loja online.
Fonte: https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/tendencias-de-consumo/jornada-do-consumidor/guia-commerce-navegar-pesquisar-comprar/