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Você já conhece o Google Web Stories?

Novos formatos de conteúdo surgem a cada momento e são muito viáveis para os usuários, facilitando o consumo de informações, bem como benéficos para o empreendimento, se usados com estratégia para alcançar os consumidores. O Google Web Stories, por exemplo, tem um formato semelhante ao dos stories do Instagram e surge como uma nova opção de atrair leads.

Isso porque, basicamente, o web stories do Google pode ser uma ótima alternativa de tráfego para blogs e sites, sendo bastante efetivo para os buscadores e marcas.

No marketing digital, oferecer conteúdo para audiência em um formato adequado é o modo de atender ao público. Além disso, você coloca a marca a disposição quando este potencial usuário busca pela solução proposta pelo negócio.

Podcasts e conteúdos interativos, por exemplo, possuem um alto potencial de interação e engajamento, algo positivo para os negócios, otimizando ainda mais a absorção de informação e o alcance da audiência.

Contudo, para que essas ações sejam efetivas, as empresas devem entender que tipo de conteúdo é importante para seu nicho de atuação. E o mais importante: desenvolvê-los com qualidade.

O Web Stories, por exemplo, é um formato de conteúdo disponível para quem utiliza o Google no smartphone. Dessa forma, possibilita alcançar os potenciais consumidores durante as buscas. Confira mais informações acerca desse formato a seguir.

O que são os Web Stories?

O Web Stories é um formato de conteúdo muito semelhante aos stories do Instagram. Conhecido popularmente como Google Web Stories, possui um estilo em “carrossel” e pode ser visto pelas pessoas que usam o buscador no smartphone.

O ponto forte do Web Stories é justamente as imagens que conseguem preencher a tela do aparelho. Sendo assim, ao deslizar o dedo para os lados, é possível fazer a navegação pelos slides.

Este formato de conteúdo também pode ter textos. Entretanto, explorar os recursos visuais são formas de ter a atenção do usuário. Principalmente para publicação de produtos.

Vantagens do Web Stories

Existem muitas vantagens em utilizar o Web Stories para fortalecer o Marketing digital do seu negócio, sendo os principais:

  • Formato de conteúdo de rápido consumo;
  • Mais oportunidades de engajar a audiência;
  • Excelente fonte de tráfego;
  • Flexibilidade criativa;
  • Interatividade;
  • Stories responsivos;
  • Sem limite de tempo.

Com diversos pontos positivos, explorar o formato Web Stories é uma excelente maneira de melhorar o faturamento da empresa, ter mais credibilidade e fortalecer a imagem do negócio.

Como criar Web Stories?

O Web Stories, do ponto de vista técnico, é como uma página da internet. O Google, por exemplo, faz diversas recomendações para que os profissionais consigam criar conteúdos de qualidade e que respondem melhor.

Uma prática que pode ajudar é a criação de vídeos, mídia mais indicada para o Web Stories. Isso porque o poder de engajamento é maior quando comparado a textos e imagens. Contudo, nada impede que os empreendedores utilizem estes recursos para complementar o conteúdo.

Além de verificar os formatos que mais atraem os usuários, é importante seguir algumas dicas práticas que permitem produzir um excelente conteúdo. São elas:

  • Não utilize textos no formato de imagem;
  • Controle a quantidade de caracteres nos slides;
  • Aposte no SEO (Search Engine Optimization) para gerar bons conteúdos;
  • Ao usar textos, garanta a legibilidade.

Pensar nos materiais e antes elaborar os conteúdos para Web Stories é importante para definir uma estratégia a longo prazo, o que também pode envolver o processo de criação de anúncios no Twitter Ads.

Na etapa de criação dos conteúdos, o uso de ferramentas específicas pode facilitar a tarefa, sendo crucial para otimizar o tempo, sendo que as mais utilizadas são: Make Stories (ferramenta de criação), Plugin de Web Stories no WordPress e NewsroomAI – outra ferramenta específica para criação.

Por que utilizar o Google Web Stories?

O formato de stories é muito conhecido pelos usuários de internet e pode ser uma ótima maneira de melhorar o marketing digital do seu negócio, além de permitir colocar em prática as estratégias de Inbound Marketing.

Usar os stories é uma excelente maneira de melhorar o engajamento e o tráfego, já que são mais dinâmicos e curtos. Ou seja, bastante atrativos e efetivos para transmitir a mensagem ao usuário.

O formato do Google Web Stories é muito semelhante ao de outras redes sociais, mas com a diferença que no stories do buscador, aparecem informações e sites de notícias.

Os conteúdos podem aparecer tanto na aba Discover quanto nos resultados de busca da web. Sendo assim, é algo diferente dos stories das redes sociais – que aparecem no feed do perfil e mostram mais as experiências pessoais dos seguidores.

A importância da criação de conteúdos em diferentes formatos

Marketing de Conteúdo é uma estratégia que tem ganhado espaço nos últimos anos quando o assunto é marketing.

Considerando este fato, é importante que as empresas priorizem a criação de conteúdos em diferentes formatos para chamar atenção do público e, neste caso, o Web Stories pode ser uma ótima alternativa.

Um fator que tem ajudado a aumentar a popularidade do marketing de conteúdo é o crescimento no uso de smartphones.

Isso significa que mais pessoas estão consumindo conteúdos nos seus telefones, independentemente do local em que estejam.

Quando isso ocorre, as mídias precisam ser adaptáveis e as empresas acompanharem as mudanças, seja adequando os materiais para os diferentes tamanhos de tela ou aderindo às novas oportunidades de posicionamento nas mídias online.

Desta maneira, investir no uso do Google Web Stories no marketing da sua empresa é uma excelente oportunidade para se diferenciar na distribuição de conteúdos, algo que possibilita chamar atenção dos clientes e ter mais lucros e credibilidade.

 

Fonte: https://fullen.com.br/marketing-digital/google-web-stories/

Gestora de Mídias Digitais da Carvalho Digital, ama as redes sociais e é casada com o Google, brincadeirinha interna rs. Todos os dias se apaixona e passa uns perrengues ao aprender sobre as tendências do marketing digital e muitas outras coisas que agregam quando o assunto é inovação. Formada em Administração de Empresas a alguns anos foi apresentada ao Marketing Digital. E ficou apaixonada. Cada dia aprende mais e mais. Um mundo que tudo acontece muito rápido e precisa estar sempre ligadinho. Torce muito por cada cliente, procurando dar o melhor de si para cada um.